terça-feira, 26 de julho de 2016

11º FESTITALIA homenageia a Família Lorenzato

A tradicional Família Italiana dos Di San Martino- Lorenzato descendem do último Rei da Itália da Casa de Ivrea, o Marquês Arduino di Ivrea.

O primeiro membro da família Lorenzato a imigrar para Ribeirão Preto no ano de 1885, época do Brasil Império, foi o nobre Senhor Conde Antonio di San Martino-Lorenzato e seu filho Giuseppe. Produtores rurais na Itália que aqui chegaram conduzindo 80 famílias de imigrantes para trabalharem na Fazenda Arindiuva mais conhecida como “Dumont” ainda pertencente ao Rei do Café Henrique Dumont e pai do Aviador Alberto Santos Dumont.
 Ainda Na Itália Antonio Lorenzato teve contato com o Senhor Martinico Prado e com Henrique Dumont para trazerem mão de obra especializada na agricultura. Na época a Região do Veneto e Lombardia eram tradicionais produtores de grãos e devido a grave crise econômica pós Unificação da Itália em 1861 muitas famílias perderam suas pequenas propriedades rurais e o futuro era uma incógnita.  Com o incentivo da imigração pelo Governo do Estado de São Paulo, as incertezas políticas e econômicas na Itália, a descoberta de uma nova fronteira era uma grande oportunidade!
 Assim Antonio Lorenzato trouxe seus primos Constantino, Pietro Angelo e Francesco Lorenzato juntamente com 80 famílias. Citamos algumas dentre elas: Biagi, Balbo, Carolo, Veronese, Bordignon, Guidoni, Marchese, Lunardelli  etc. e toda a experiência de séculos na agricultura. A cidade de Ribeirão Preto pode conhecer a força do trabalho dos Italianos que mudaram a paisagem com elevados índices de produtividade agrícola.
 Com o fim do ciclo do café a Família Lorenzato foi a maior produtora de algodão da região de Ribeirão Preto chegando a ter cinco Usinas Algodoeiras.
Grande parte dos descendentes ficaram no agronegócio, mas muitos são profissionais liberais na área da medicina, advocacia, engenharia e também empresários.
Apenas dois descendentes chegaram à Câmara Municipal: Guido Lorenzato foi o Vereador em Ribeirão Preto - que propôs a emancipação do Distrito de Dumont em Município -  e mais recentemente, Antonio Lorenzato.

Texto de Luís Roberto di San Martino Lorenzato di Ivrea

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Exposição sobre Imigração Italiana no FESTITALIA.


O 11º FESTITALIA terá uma atração à parte: a inauguração de exposição sobre a Imigração Italiana. Dividida em 16 painéis, a exposição apresenta os motivos da Grande Emigração (saída) de italianos de seu país no final do século XIX e início do século XX e os diferentes destinos; a Imigração (vinda) para o Brasil, e em especial para Ribeirão Preto e por fim a importância dessa colônia no desenvolvimento da cidade.

A exposição ficará aberta durante todo o FESTITALIA no saguão do Teatro Municipal.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Definida Programação 2016

Foi definida a Programação do 11º FESTITALIA 2016. A exemplo de anos anteriores, foram prestigiadas todas as formas de cultura italiana, como dança, teatro, pintura, musica, palestras sobre temas proprios e, principalmente, a gastronomia.
Clique na página " Programação 11º FESTITALIA" ao lado e tenha acesso à todas as atrações.
Bom FESTITALIA!