segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Breve biografia da Família Passalacqua

A história da Família Passalacqua iniciou-se com o nascimento de Calisto Passalacqua no dia 04 de abril de 1890, em Rapolano Terme, na Itália.
Por volta de 1908 veio para o Brasil a convite do seu tio Silvio, comerciante na cidade de Cravinhos como sapateiro, começando assim sua vida no comércio.
Em 1915, aos 25 anos, casou-se com Josefina e tiveram dois filhos: Lélia (1916) e Sílvio (19220. Em 1924 mudou-se para Ribeirão Preto e se estabeleceu comerciante de couro com a " Casa de Couro Calisto Passalacqua". Com a entrada do filho Sílvio no negócio, a empresa passou a se chamar "Passalacqua & Cia Ltda".
Em 1945 Sílvio casou-se com Ana Lauricy (Nininha) e tiveram sete filhos: Silvana, Elizabeth, Sílvio, Eduardo, Samuel, Eleonora e Sérgio.
Em 1963 faleceu Calisto Passalacqua e em 1993, com o falecimento de Sílvio a empresa passou a ser dirigida por Silvio, Eduardo, Samuel e Sérgio.
Atualmente existem duas empresas: a primeira com a razão social de "Papel, Revestimento e Tapeçaria Passalacqua" que é dirigida por Silvio, Samuel e Sérgio e a segunda a "Fabrica de Colchões Passalacqua" dirigida por Eduardo.
Dona Ana Lauricy (Nininha) hoje com 97 anos de idade é a matriarca de uma família composta de 7 filhos casados, 20 netos, 17 bisnetos e mais um a caminho que nascerá em outubro deste ano.
(Com informações da Sra. Silvana Passalacqua Moreli)